INFORMATIVO DA REUNIÃO DA EDUCAÇÃO 01/09/2016

Boa tarde colegas, Hoje houve uma reunião com o Secretário de educação Romildo Brito e SINPROSMAT.

A reunião foi com o objetivo de ouvir respostas sobre a pauta apresentada na mesa de negociação relacionada a educação, durante o manifesto dos Servidores no mês de junho/2016.

O secretário estará participando em conjunto com a Administração e Previdência bem como o procurador do Município na execução do projeto de Lei da mudança da data base dos servidores em geral. Projeto que será encaminhado para a câmara municipal para que seja votado; como foi no caso da mudança da menclatura dos professores de educação infantil.

O secretário assumiu o compromisso de estar discutindo a regulamentação da hora permanência e do vale alimentação dos Servidores.

O sindicato defendeu a continuidade da discussão na mesa em relação ao repasse dos percentuais previstos e destinados anualmente a educação para aplicação no salário dos professores. E que todos os níveis de professores devam receber pois a verba é destinada para a educação básica sem distinção.

Colegas, o diferencial dos valores salarial entre um professor e outro se dá no nível de formação e conforme o plano de carreira, tempo de exercício na profissão. Mas o percentual salarial aplicado no ano na data base deve ser igual para todas a educação básica. (Equidade)

O SINDICATO defendeu também que a manutenção dos prédios destinados a prestação de serviços públicos devam ser discussão sim, nesta gestão ainda. Inclusive tem escolas e cmei com problemas seríssimos. Essa situação interfere na questão das condições de trabalho que tanto buscamos.

Porém, com a união dos servidores, avançamos na questão da nomenclatura, já sacramentada. E segundo a gestão na mesa, temos garantido a mudança da data base para de todas as categorias para fevereiro., garantimos a continuidade da discussão da regulamentacao da hora permanência de 33% e discussão da alimentação ainda este ano.

A presença da professora Mari na mesa foi muito importante pois contribuiu muito, relatando a real situação enfrentada pelos professores por conta da dificuldade em preparar e corrigir aulas, e os profissionais levam trabalho para Casa

Esse problema tem que ser resolvido o quanto antes, a hora atividade é um direito do professor e direito do aluno e uma obrigação do gestor de proporcionar que haja estas horas destinadas para que o Professor (a) possa preparar aulas com qualidade, com tranquilidade para educar melhor os pequenos cidadãos da nossa sociedade, e não levar trabalho para casa que acaba até podendo ser revertido em horas extras.

Pois o professor além de ser prejudicado no seu descanso, interfere na vida familiar trabalhando além da carga horária.

Nossa pauta é extensa, mas se conseguirmos ainda nesta gestão encaminhar estes três itens da pauta, será um grande avanço que são: vale alimentação, hora permanência e projeto de Lei da data base.

Ficou a confirmar próxima reunião para. mês de outubro.

Abraço fraterno a todos

"Todos juntos somos mais fortes"