Informativo nº 001/2011


Almirante Tamandaré – informativo - Fevereiro de 2011

 

O SINPROSMAT inicia 2011 com nova Direção

 

Houve eleição da Direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Almirante Tamandaré, no dia 22 de outubro de 2010 e os Companheiros Servidores compareceram.

 

Caro Servidor, depois de muitas lutas do SINPROSMAT, conseguimos manter a sede por dois anos consecutivos, estamos mais estruturados, mantivemos a mesa de negociação com a Administração do Município.

Pois, como é do conhecimento dos colegas, temos uma mesa de negociação permanente, instituída com a Administração, onde levamos e discutimos incansavelmente as pautas de interesse de todas as categorias de servidores. Muitas vezes fomos para embates, abrimos alguns processos, fomos felizes em alguns e outros estão tramitando, esperamos é claro que o resultado seja positivo para os servidores envolvidos.

Às vezes não conseguimos êxito, mas não desistimos, temos pendentes, na mesa de negociação vários pontos de pauta, mas o sindicato estará priorizando no momento a inflação de 2008 e 2009 e exigindo que o  PCCS da saúde funcione efetivamente, que seja cumprido e o PCCS do quadro geral dos servidores e cobrar também a continuidade do cumprimento do PCCS da Educação. As demais pautas continuarão sendo negociadas incansavelmente.

O sindicato, conta agora com três liberados para Mandato Classista, são eles: ADILSON SANTANA, ALBERTO DE JESUS CEREALLI E BENEDITA ISABEL DOS SANTOS.

Com três liberados, conseguiremos prestar um melhor serviço ao nosso sindicato. O planejamento do sindicato para 2011, está ótimo e iniciaremos o ano realizando congressos com os servidores de todas as categorias para discutir e atualizar nossos pontos de pauta para 2011, todos deve participar ativamente desse processo de construção, pois assim os colegas estarão trazendo ao conhecimento do sindicato, os reais problemas enfrentados nos locais de trabalho, juntos somaremos e chegaremos ao nosso objetivo com maior sucesso.

Estaremos também, atualizando os dados dos associados e buscando formas de nos comunicarmos melhor.

Contamos com os colegas para divulgar nosso sindicato.

 

 

 

 

RELAÇÃO DA DIREÇÃO DO SINPROSMAT PARA GESTÃO DE 26 DE OUTUBRO DE 2010 A 26 DE OUTUBRO DE 2013

 

Presidente - Benedita Isabel dos Santos, Secretário Geral - Alberto de Jesus Cerealli, Tesoure ira - Gizela Guimarães Pereira

Vice Presidente - Cândida de Jesus Machado Leder, Vice tesoureiro - Adilson Santana, Vice Secretário - Mara Lilian Wiskivosk

Vanessa Leandro Ribeiro da Costa Leal, Gabriele Melko Freire, Luciana Casturina de Campos Rodrigues, Eli dos Santos Souza, Milton José da Silva, José Algentil Junior, Edson Carvalho do Prado, Elvis Hélio de Camargo, Ivonete de Fátima Busato, Claudia Nadolny Cruz.

Joany Siqueira da Silva, Luiz Carlos Rodrigues dos Santos.

 

NA ELEIÇÃO DA FEDERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

 

A Federação dos Servidores Municipais (FESSMUC) elegeu em Maringá, no 1º congresso da entidade realizado nos dias seis e sete de agosto, nova diretoria. Ao todo 101 delegados de todo o Paraná participaram da atividade, que aprovou resoluções e planos de ação para os dois próximos anos. O SINPROSMAT ocupou a pasta da Sec. da Mulher Trabalhadora através da Presidenta do sindicato Benedita Isabel Dos Santos.

Boa notícia para a Educação

O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) deve ter uma receita, em 2011, de R$ 94,48 bilhões – um aumento de 13,7% em relação a 2010 (estimado em R$ 83,09 bilhões).                                                 

 

IESDE

           

A Secretaria de Educação a Distância, braço do Ministério da Educação (MEC), deve As inscrições para a  Plataforma Freire continua, já tem mais de 30 professores de Tamandaré inscritos, quem tiver dúvidas ou dificuldades, fale com o Amarildo na Secretaria de Educação.São para aqueles casos dos professores que necessitam a complementação da carga horária para obtenção do diploma da capacitação do caso Iesde/Vizivali. Ao término do curso o professor receberá o diploma de Pedagogia Plena. Os interessados deverão se inscrever acessando o endereço http://freire.mec.gov.br. A duração prevista do curso é de cerca de um ano. No final do curso todos os alunos receberão o diploma, com registro nas universidades estaduais do Paraná.

 

VOCÊ SABE O QUE É ASSÉDIO MORAL?

 

É violência moral. Denomina-se assédio moral quando o superior hierárquico submete o (a) trabalhador (a) a constrangimentos, vexames, humilhação, pressão psicológica  de forma repetitiva (dia a dia) e prolongada. A humilhação pode acontecer através de palavras, gestos ou atitudes autoritárias, como por exemplo, abuso de poder. Muitas  vezes o próprio colega de trabalho comete essa violência com o outro.

 A violência moral desestrutura, enfraquece, paralisa, entristece, agrava dores, compromete a identidade, causa sofrimento emocional (depressão), adoecimento físico e mental nos (as) (trabalhadores (as).

Os servidores públicos vivem sob pressão psicológica: é a demanda de atendimento, o descontentamento do usuário quando não consegue o atendimento público satisfatório, muitas vezes pela precariedade das condições de trabalho, prejudicando a mão de obra, a não realização de concursos, gerando assim, excesso de função, a privatização dos serviços, desvalorizando os servidores concursados que se encontram no trabalho com perdas salariais. A expectativa por melhores salários, mudanças freqüentes de local de trabalho, pressões para que ele peça exoneração, etc. Há tipos de pressão psicológica que pode prolongar-se por tempo indefinido, até que sejam alcançados os objetivos visados. Ajude detectar no seu local de trabalho esse tipo de violência. Vamos nos unir e juntos seremos mais fortes. DENUNCIE!

LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).


Vamos parar um momento para discutirmos um assunto muito especial. Convido os colegas a atentar sobre a política de inclusão a diversidade.
Vamos falar um pouco dos direitos adquiridos pela população LGBT e da maneira carinho como tem sido tratada essa questão e dos movimentos que apóiam a causa, causa, aliás, que te sido tratado com preconceito, Lésbicas, gays, travestis, transexuais, bissexuais também são cidadãos, trabalhadores, pagam seus impostos. Tem seus direitos e seus espaços garantidos dentro da sociedade.
Queremos viver num País sem Homo fobia, realmente.  

O governo anterior apoiou o projeto Escola Sem Homo fobia (pesquisa, materiais didáticos e capacitação), a fim de minimizar a dor e o sofrimento que milhões de LGBT vivenciam nas escolas, muitos evadindo do ambiente escolar em razão disso.
Foi também reconhecido o nome social de servidores travestis e transexuais em todo o serviço público federal, no Sistema Único de Saúde e criaram o programa do Ministério da Saúde para transexuais.
Foram reconhecidos também, os direitos de casais do mesmo sexo no Itamaraty, e em diversas empresas estatais, como Banco do Brasil, Furnas e Caixa Econômica Federal; o Ministério da Previdência reconheceu os direitos de casais do mesmo sexo para fins de INSS; o Ministério da Fazendo reconheceu os direitos de casais do mesmo sexo para fins de declaração conjunta do imposto de renda; o Conselho Nacional de Imigração reconheceu os direitos de casais binacionais do mesmo sexo.
Foi decretado o Dia Nacional de Combate à Homo fobia. (Essa medida vem valorizar e de certa maneira Comunidade LGBT).

Foi determinado que o Censo 2010 perguntasse sobre casais homo afetivos, e criado Centros de Referência e Núcleos de Referência LGBT e apoiados projetos de cultura e educação LGBT.
No governo anterior integravam Grupos de Trabalho LGBT nos Ministérios da Cultura, Saúde, Educação, Direitos Humanos, Trabalho e Emprego, Justiça, Mulheres, Igualdade Racial, trabalhando para a inclusão da população LGBT nas políticas públicas.
Foram promovidas 72 Conferências Nacionais com a ampla participação popular nas diversas áreas. A ABGLT participou de 15 delas.
Foram criados planos contra a discriminação a pessoas LGBT e pessoas vivendo com HIV/Aids: fizeram o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres; a Política Nacional de Saúde Integral de LGBT; o Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Epidemia de Aids e outras DST; o Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre Gays, HSH e Travestis; e apoiaram 22 ações pró LGBT no Programa Nacional de Direitos Humanos III.
Precisamos cobrar a continuidade dessas ações, que beneficiou esse grupo de cidadãos tratados com tanto preconceito, garantir o respeito à diversidade cultural, regional, étnica, religiosa e sexual.
Ninguém merece a crueldade do machismo, raiz do homo fobia, que os LGBTS sentem diariamente.
Visite o site: http://www.abglt.org.br/port/ibge.php

                   
Mulheres em situação de violência

Revolta, dor humilhação e vergonha traduzem o sentimento daquelas que vive a violência, ainda são muitas as mulheres que vivem essa realidade.

(Agência Brasil) Desde 26 de janeiro, todos os profissionais de saúde estão obrigados a notificar as secretarias municipais ou estaduais de saúde sobre qualquer caso de violência doméstica ou sexual que atenderem ou identificarem.
A Portaria nº. 104 do Ministério da Saúde atualiza a Lista de Notificação Compulsória (LNC), que relaciona 45 doenças, agravos e eventos selecionados de acordo com critérios de magnitude, potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle e compromissos internacionais com programas de erradicação, entre outros fatores.
Embora não trate especificamente da violência contra as mulheres, o texto automaticamente remete a casos de estupro e agressão física dos quais as mulheres são as maiores vítimas. A Lei 10.778, de 2003, já estabelecia a obrigatoriedade de notificação dos casos de violência contra mulheres atendidas em serviços de saúde públicos ou privados.

 

COMPROMISSOS ASSUMIDOS PELA ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ COM O SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS, EM 2009/2010.

 

1-Redução de gastos, decréscimo de um nível para as Fgs: redução de 5% de todas as gratificações por RTI e realização de horas extras;

2- Essa redução de gasto iria permitir adequar o gasto com pessoal ao limite prudêncial, liberando margem de negociação de reajuste salarial no futuro.

3-Implantar o PCCR –(Plano de carreiras e remuneração) essa implantação iria representar para uma grande maioria dos servidores, aumento salarial de 10% até o mês de janeiro de 2010.

4- Ocorrendo crescimento da receita repassará aos vencimentos, a inflação da data base de 2009. Desde meados de 2009 e outubro de 2010 foi uma novela, o sindicato recebia como resposta o seguinte: Ainda não melhorou o repasse, apesar dos servidores terem se mobilizado e feito manifesto em 2010, não obtivemos o pagamento da inflação de 2008 e 2009.

Segundo o Gerson Colodel, no mês de outubro de 2010, a receita havia dado uma melhorada, mas que estava esperando que estabilizasse para pagar a inflação de 2008 e 2009 e que talvez fosse possível implantar o PCCS do quadro Geral dos Servidores. E agora? Estamos esperando que a Administração cumpra os compromissos assumidos com a Direção do sindicato. Estamos aguardando reunião com a Administração do Município e, MANTEREMOS OS (as) COMPANHEIROS (as) informados (as).

 

Nosso endereço: Rua Maria Madalena, 1852, Cachoeira, em frente o terminal, em cima da Farmais.

 

Telefone: 3047-2998 – Celular: 9664-8667

E-mail: sinprosmat@yahoo.com.br

SITE: www.sinprosmat.no.comunidades.net

BLOG: http://sinprosmatalmirante.zip.net

 

A DIREÇÃO DO SINPROSMAT DEZEJA, UM 2011 REPLETO DE PROSPERIDADE, PAZ E FELICIDADE PARA TODOS.

ABRAÇOS.