Informativo nº 005/2011


                                                                           INFORMATIVO de MAIO DE 2011

Da última rodada de negociação do SINPROSMAT e Administração da Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré, na qual integrou a mesa de negociação, Professor Luiz e Gerson Colodel, e representando o SINPROSMAT, Sr Alberto de Jesus Cerealli  e a Presidente Benedita Isabel dos Santos.

 A pauta do dia foi alguns pontos pendentes de 2010. Abrimos a discussão na mesa com plano de cargos e carreiras e salário dos servidores do quadro geral, que é umas das principais reivindicações, pois com a aplicação do plano, haverá reenquadramento funcional:

Serão contados os anos trabalhados dos servidores  nas suas categorias específicas e com isso terão um diferencial de salário. Quanto mais tempo de trabalho tiver o servidor, seu salário dentro da sua categoria será melhor. (no Município de Almirante Tamandaré, o salário do  servidor que é efetivado hoje,  é igual ao servidor que trabalha há vinte anos ou mais) essa realidade muda com o PCCS . Tem também as progressões: Por capacitação, por antiguidade e por merecimento, isso permite ao servidor a condição de melhorar o seu salário,

Todos os servidores devem ter capacitações, equipamentos de proteção individual, equiparação salarial, tratamento igualitário, o PCCS também garante isso.

Defendemos implantação do Plano, mas priorizamos o ajuste salarial para todos os servidores, para que o salário inicial do PCCS não seja com esses valores pagos atualmente. A propósito, estamos ganhando esse salário, porque não foram dados reajustes inflacionários anteriores, por direito. A gestão atual está nos devendo inflação de dois anos, estamos em 2011 e isso vai ficando crônico. Devemos estar atentos, para o salário base de partida do Plano,

Queremos lembrar todos os colegas servidores, que a administração entra e sai quatro em quatro anos, mas os servidores efetivos e o SINDICATO permanecem, vamos avante às conquistas, mas não vamos nos precipitar e perder direitos.

Administração se comprometeu de repassar a inflação acumulada de 2009 e 2010 no mês de maio, vamos esperar que cumpra, com isso haverá uma melhora para o salário inicial do Plano, e seguido serão convocados a plenária com os servidores. Vamos participar da formação do conselho permanente do plano e junto, acompanhar e fiscalizar a execução do mesmo de uma forma democrática: o Sindicato, Administração da Prefeitura e Servidores.

A data base do quadro geral não foi definida, a proposta da mesa é que seja para o mês de março. A data base da educação foi alterada para maio e a data base da saúde, conforme o PCCS da categoria da saúde é mês de abril.

Quero esclarecer os Companheiros Servidores, que o PCCS da Saúde, foi implantado no mês de abril de 2004, mas não funciona, não foi criado conselho permanente para discutir o plano, sustentabilidade, critérios para as elevações, e outros pontos importantíssimos para funcionar o plano.

Na mesa, o sindicato assumiu o compromisso de reiniciar os trabalhos em relação ao plano, junto a Administração, com uma nova comissão composta da Administração e  servidores realmente interessados e que sejam comprometidos com a classe. É bom lembrar, que a Saúde não está muito diferente do Quadro Geral dos Servidores, e a perda salarial é da mesma proporção. Por isso e muito mais, a saúde deve mais do que nunca, se reunir, participar das discussões, se organizarem junto com o sindicato, pleitear juntos a melhoria dos nossos salários, condições de trabalho, excesso de função, denunciar irregularidades no local de trabalho e juntos exigir o pagamento do déficit inflacionário que hoje está em mais de 16%, e fazer com que nosso plano de carreiras seja cumprido, não podemos ser tão passivos e ficar esperando e cobrando que alguém faça, às vezes é preciso que o coletivo interfira junto,  para que as lutas sejam legitimadas. MAS, TODOS JUNTOS, REALMENTE!

O Sindicato ficou de solicitar reunião com o conselho permanente do PCCS do Magistério para discutir alguns pontos pendentes. È bom lembrar que o PCCS da educação está funcionando, não desmerecendo a equipe que trabalha muito bem, mas porque também é obrigatório o cumprimento, devido ao plano da Educação a nível Nacional.

Obtivemos alguns avanços na mesa, mas manteremos como ponto de pauta, para garantir a manutenção dos direitos e o cumprimento.

Estaremos chamando o coletivo de servidores para aprovar a pauta de reivindicação para 2011

Houve no dia 28 de abril, reunião da categoria de servidores do quadro Geral, até dia 13 de maio, a comissão do plano deverá estar formada para ser publicada e então começarmos os trabalhos. Segundo o Prefeito, ainda no mês de maio deve ser convocada a plenária para a categoria dos servidores da saúde, não faltem, o ponto de partida  para regularizar o PCCS da Saúde.

Saudações sindicais.