Hoje foi realizada a mesa de negociação do SINPROSMAT e Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré, esta mesa estava marcada desde dia 15 de Dezembro de 2014. A reunião teve como finalidade a resposta da Prefeitura em relação duas pautas principais: concurso público e reposição salarial referente 2014, com retroativos, já que a data base dos servidores foi no mês de maio e não foi concedido a reposição inflacionária para os servidores da Saúde e Quadro geral.A Prefeitura foi representada pelo Procurador Victor Vitelci, Secretário de Planejamento Mailon Vaz e secretária de Finanças Sheila Hibner.
O SINPROSMAT foi representado pelo Presidente Adilson Santana, Vice Presidente Claudia de Fátima Lima Duarte e Benedita Isabel dos Santos, com Acessória do Cid do DIEESE, Marcio Killer Vice Presidente da CUT e Rodrigo Casagrande Acesso Jurídico do Sindicato.
Em relação a realização do Concurso Público, tem uma comissão que está tratando da tramitação e que está previsto a publicação para Edital de licitação ainda neste mês( fevereiro) e que entre abril a junho saia a Publicação chamando para o concurso. Segundo nos foi informado na mesa de negociação, o Promotor Público do Município Dr Marcio Berclaz irá acompanhar todo o processo.
Em relação a reposição Salarial, a Prefeitura nos informou que só será possível fazer o repasse dos valores inflacionários de acordo com o INPC e que não tem como pagar os valores de retroativos e este mês a arrecadação do município está em baixa.
Segundo os estudos apresentados pelo Cid do DIEESE, a arrecadação do Município tende melhorar a partir do mês de Abril e que a Prefeitura poderia negociar os valores e se comprometer em fazer o pagamento dos retroativos posteriormente. Os representantes da Prefeitura se comprometeram de nas próximas reuniões com o Sindicato discutir os retroativos e forma de pagar esta dívida dos servidores, O reajuste que será repassado aos servidores do quadro geral e da saúde, será neste mês (fevereiro/2015) de acordo com o INPC (Indice Nacional de Preço ao Consumidor) atualizado de acordo com o mês da implantação. Hoje está na média de 5.81%.
Estaremos indo nos locais de trabalho, fazendo a discussão em relação aos retroativos, pois não podemos continuar perdendo poder de compras no mercado, vendo nosso salário sendo engolido pela Inflação sem reagir.
Para que todos entendam, vou fazer uma peque na explanação:
A categoria de servidores do quadro geral e da saúde ficou com perdas acumuladas no valor de 4,88% desde a implantação do Plano de carreiras que foi em 2011.
Estamos sempre buscando negociar a reposição dos servidores. Em 2013, as perdas totalizaram em 12,40%. A Administração colocou que por conta de problemas nas finanças, faria a reposição inflacionária apenas daquele ano (2013), foi dado o reajuste no mês de junho de 2013, com retroativos no valor de 6.8%, com o comprometimento de na seqüência mantermos a discussão sobre o restante das perdas na mesa, ou seja, quando melhorasse a receita do Município.
No início do ano de 2014, já iniciamos a campanha salarial tendo como base a discussão das perdas que ficaram para trás e mais uma vez a Prefeitura apresentou a mesma justificativa para o não repasse da reposição ( problemas financeiros), apesar do desgaste na mesa, não foram pagos aos servidores, as perdas inflacionárias devidas.
No mês de novembro de 2014, segundo o levantamento feito pelo DIEESE, nossas perdas salariais passavam de 12%. A Proposta do SINPROSMAT é que fosse pago 15% para que os servidores tivessem média de 3% de aumento real além da inflação.
Na rodada de negociação do dia 15 de dezembro de 2014, a Administração justificou que estava centrando esforços para pagar o décimo terceiro dos servidores, não avançamos muito e ficou de a Administração dar resposta a nossa proposta neste mês. E a resposta é esta relatada no início deste relatório.
Precisamos colegas, faço um apelo para vocês, vamos nos fortalecer, venham participar das reuniões, das assembléias, venham se filiar, participar das atividades do sindicato, das decisões, das lutas.
Nenhum Prefeito vai respeitar trabalhadores que sofrem toda ordem de perdas e prejuízos, falta de equipamentos e condições de trabalho, excesso de função, assédio, descontos indevidos, perdas salariais e ficam quietos.
Não tem servidores técnicos suficientes para suprir a demanda, os trabalhadores estão doentes, estressados, a realização do concurso está a passo de tartarugas.
Não podemos deixar de observar que as políticas públicas do município em vários setores e principalmente na Educação e saúde estão muito a desejar, gerando assim problemas ainda maiores para os servidores que são os que prestam o serviço a população que direcionam a raiva e a insatisfação ao trabalhador que resulta às vezes em agressões verbais e põe em risco a integridade moral e física do trabalhador.
O sindicato faz a sua parte, mas os colegas precisam fazer sua parte, dar as caras, dizer que está ali e que não está gostando da maneira como está sendo tratado, dar um basta no descaso, exigir respeito e fortalecer mais o sindicato que é nossa ferramenta. O gestor vem e passa e nenhum se preocupa conosco, nós servidores, continuamos, temos que cuidar do que é nosso, temos que zelar pela nossa vida funcional. Cuidar para que se cumpra nosso plano de carreira, que se cumpra o estatuto, que não seja mexido nos nossos direitos já conquistados com muita luta.
Estamos iniciando nossa Campanha salarial de 2015. Vamos estar chamando reuniões das categorias, venham participar do processo, vamos buscar juntos, o cumprimento dos nossos direitos, vamos aprofundar nossa pauta de reivindicação, denunciar as irregularidades e os abusos dos nossos locais de trabalho, somar forças para buscar novas conquistas e garantir o cumprimento do que já conquistamos, nem que para isso precisemos partir para paralisações ou greve.
Estaremos divulgando as datas das reuniões e assembléia, fiquem atentos e não esqueçam:
“TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”