Informativo do mês de agosto de 2011
Caros colegas Servidores, desde o mês de maio o SINPROSMAT, a Administração em conjunto com a Comissão do Plano de Carreiras do Quadro Geral eleito pelos seguimentos dos Servidores para elaborar a construção do PCCS do Quadro Geral tem trabalhado incansavelmente para construir um bom Plano, exeqüível, sustentável e com ganhos para todos.
Temos que elogiar o trabalho da comissão, todos os integrantes tem participado ativamente com propostas, discussões acirradas para defender suas sugestões, tudo com muita democracia e respeito de ambos os lados.
Bom, o Plano de carreiras dos Servidores do quadro Geral já está pronto. Houve algumas mudanças estatutárias, mas não se preocupem foram mudanças para melhor. A Comissão Aprovou a Redação final do Plano, mas independente disso, vai haver audiências Públicas com os seguimentos dos Servidores do Quadro Geral, para expor o Plano e pontear as mudanças do Estatuto e apresentar o Quadro Salarial para apreciação das categorias específicas.
A maioria da Comissão aprovou a execução do Plano com perda salarial, eles entendem que o importante agora é implantar o Plano e as reivindicações das perdas inflacionárias devidas aos servidores cabem ao sindicato.
A previsão, é que após as audiências com os servidores, será levado para a Câmara de Vereadores para que seja feita uma verificação pelo jurídico quanto a legalidade e a viabilidade para então ser votado o PCCS. Estaremos convocando os Servidores para participar da seção e gostaríamos muito que os colegas participassem ativamente de cada passo, pois está em jogo a nossa vida funcional do início ao fim de nossa carreira e de outros trabalhadores que virão depois de nós.
Quero também frisar que o Plano de Carreiras não é fechado, pode ser atualizado, feito emendas quando necessário, dentro da legalidade, mas é muito importante, que nesse momento, ele seja bem estruturado minuciosamente, quanto menos brechas ficar, melhor. Depois de passado pelas tramitações legais, feito a publicação, é só fazer cumprir, pois Estatuto é para se cumprir, é LEI.
O PCCS DA SAÚDE
Após ter sido formada a comissão de reformulação do Plano de Cargos Carreira e Salários da saúde demoraram se para marcar a primeira reunião para início dos trabalhos, mas foi justificável, pois boa parte dos integrantes da comissão compunha o grupo de trabalho da comissão do PCCS do Quadro Geral, mas finalmente foi realizada a primeira reunião da comissão da saúde dia 05 de agosto de 2011 na ASSEMAT (Associação dos Servidores de Almirante Tamandaré).
Na oportunidade, foi feito uma explanação de como será feito os trabalhos e esclarecidos algumas dúvidas, também foram eleitos o relator e o Presidente da Comissão, uma maneira de se organizar, pois terão atas a cada reunião que será a construção gradativa do Plano da Saúde, além de da necessidade de convocar os integrantes para as reuniões, fazer pesquisar, acompanhar o trabalho jurídico. O Presidente eleito foi o José Bispo e Relatora, a Enfermeira Simone Henkes. A próxima reunião será entre dias 10 ou 15 de setembro.
Como em todos os assuntos que trata da vida funcional dos trabalhadores, a Direção do SINPROSMAT estará presente também na construção do Plano da Saúde, alem de fazermos parte do grupo de trabalhos, estaremos assessorando. A Presidenta do Sindicato Benedita Isabel dos Santos compõe na comissão do Plano de Carreira e salários da Saúde.
O que é assédio moral?
O assédio moral é revelado por atos e comportamentos agressivos que visam à desqualificação e desmoralização profissional e a desestabilização emocional e moral dos(s) assediado(s), tornando o ambiente de trabalho desagradável, insuportável e hostil, com boatos, intimidações, humilhações, descrédito e isolamento. O assédio pode ser visto também pelo ângulo do abuso de direito do empregador de exercer seu poder.
Considerado como um abuso emocional no local de trabalho, de forma maliciosa, com o fim de afastar o empregado das relações profissionais, sente-se aprisionado a uma situação desesperadora, e que muitas vezes lhe desencadeia problemas de saúde de ordem orgânica e psíquica.
O assédio moral caracteriza-se especialmente pela freqüência, no cotidiano, não é desavença isolada ou esporádica no ambiente de trabalho. São abusos, humilhações, que interferem de forma negativa nos trabalhadores, desestabiliza as relações de trabalhos com outros colegas, e desencadeia males à saúde física e mental da vítima, como dores, tristezas e sofrimentos. Para se denominar assédio, o agente ativo será sempre o superior hierárquico do agente passivo, vítima do dano. É identificado pela inveja, perversidade e poder. Já o assediado tem como conseqüência marcante abalos no campo da saúde e segurança do trabalho
O assédio moral leva a dores generalizadas em 80% dos casos, aumento de pressão arterial em 45% dos casos e palpitações e tremores em 60%. A pesquisa ainda observou que a tentativa de suicídio é feita por 9% das pessoas submetidas a assédio moral, dentre outros sintomas como depressão, distúrbios digestivos, diminuição da libido, falta de apetite.
Assim, quando o empregado, vítima de assédio moral, não é demitido pela baixa produtividade, pelo absenteísmo, pela desmotivação, não raro será vítima de doenças ou acidentes ocupacionais.
O assédio moral deve ser visto como uma das formas de dano moral trabalhista. Assim, tal assédio precisa ser caracterizado com provas do impulso do agente, do resultado lesivo e da causalidade entre o dano e a ação alheia. Isso porque não devemos deixar impune o causador do dano, ou do assédio moral. Uma vez Caracterizado o Assédio Moral, deve indenizado e punido, para o crime não reincidir ou ser tratado com um assunto corriqueiro.
Qualquer dúvida ou denúncia procure o sindicato.
Situado: na Rua Maria Madalena, nº 1852, Cachoeira, em frente o terminal, em cima da Farmais.
Tel.: 3047-29-98, cel. - Benedita 9664-86-67
Email: sinprosmat@yahoo.com.br
Site: www.sinprosmat.no.comunidades.net