No dia 26 de Março de 2015, o SINPROSMAT se reuniu com a Administração da Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré.
Representou o sindicato, o Presidente, Sr Adilson Santana, Kátia Cadena Ribas, vice presidente Claudia de Lima Duarte e Benedita Isabel dos Santos, da parte da Administração Erika Vaz.
A reunião foi com o objetivo de obter resposta em relação ao Plano de Carreira os quais para a categoria do Quadro geral seria para mês de janeiro, o qual não tiveram e para a Categoria da saúde seria este mês. Porém a Administração assumiu o compromisso na última mesa que neste mês (março) seria para o Quadro geral, enquanto que no mês de março seria para a Categoria de servidores da saúde conforme o PCCV Estatutário.
Segundo a Erica, será efetivado elevação por desempenho e capacitação para o Quadro Geral e para a Saúde consecutivamente dentro de máximo quatro meses.
Será aberto novo prazo para que os servidores que não tenham entregue os certificados o ano passado possam faze-los.
Foi discutida na mesa a questão da disfunção, pois para avaliação de desempenho, o servidor teria que estar exercendo a função no qual fez o concurso, porém a falta de profissionais técnicos em todos os setores, leva a disfunções na maioria dos casos, no interesse da Administração. Pois caso contrário a prestação do serviço público ficaria prejudicado.
Foi colocado também que o sistema de ponto digital o qual foi implantado há mais de três meses não está funcionando, e está tendo muitas falhas humanas, estão ocorrendo muitos descontos indevidos no pagamento dos servidores além de estar acorrendo casos de assédio moral por parte de alguns coordenadores.
O sindicato propôs a implantação de ponto digital que possibilite a emissão de comprovante para o servidor e que tenha computador e internet em todos os locais de trabalho. Que seja possibilitado um local exclusivo e permanente nos locais de trabalho para que os servidores possam passar a digital.
Foi colocado em relação a insalubridade, todos os servidores a partir que se ingressam no setor de saúde, ficam sujeitos a contatos com microorganismos, ambiente, contato, gotículas de saliva e outras situações, automaticamente por lei o profissional deve receber 20% de insalubridade (referente grau de média complexidade) a necessidade da avaliação de um técnico de trabalho seria para avaliar o grau insalubre de outros profissionais para mais ( 30% ou 40%, como as categorias que tem contato direto com sangue, pus, doenças como tuberculose, HIV, hanseníase e outros.
Temos servidores que são profissionais da área de saúde, está atuando na área, tem contatos direto com o doente até porque é sua profissão e não está recebendo insalubridade.
Em relação ao concurso Público, segundo a representante da Administração Erica Vaz, o Prefeito assinou a TAC e considerando o período hábil para a tramitação saírá o edital para a inscrição para mais ou menos mês de junho para todas as áreas.
Para suprir a deficiência de profissionais nos setores até que saia o concurso, foi alterada a lei para o período dos PSS para 36 meses.
Estaremos tratando do pagamento das perdas inflacionarias dos servidores do quadro Geral e da saúde na próxima reunião que estaremos marcando para início de abril, segundo a Erica, o cálculo feito pela Administração está em 7,6.
Estaremos apresentando o cálculo feito pelo DIEESE e também os cálculos dos retroativos referentes ao período do mês de maio de 2014 a fevereiro de 2015, retroativo dos ACS e aumento salarial da Educação.
Lembrando que estamos em campanha salarial desde mês fevereiro e a data base para todos os servidores é maio.
Estaremos protocolando na Prefeitura a pauta Geral de todos os Servidores a qual foi aprovada em assembléia geral ainda este mês (março) 2015
Estaremos informando os colegas de todos os resultados da mesa.
Abraço a todos e bom fim de semana