Sobre a reunião com o secretário da educação com O SINPROSMAT
Hoje ( 14/07) o sindicato se reuniu com o Secretário da Educação para colocar o posicionamento sobre o retorno as atividades da educação, no dia 19 de julho.
Segundo o Secretário neste momento é o que está definido e que possivelmente tenha retorno presencial da 5º série e do 3º ano na sequência.
Entre todas as justificativas apresentadas pelo Secretário, nenhuma justifica o retorno das atividades presenciais da educação antes de (70%) da população terem tomado as vacinas conforme posição tomada pelo Prefeito e pelo Secretário desde o início da Pandemia do Corona Vírus.
E mais: Os profissionais da Educação e dos Servidores que atuam no chão da Escola, não estão imunizados. A imunidade (proteção) completa contra o Vírus, se dá a partir de 15 ou 20 dias depois da segunda dose. A Categoria tomou apenas uma dose (não estão imunizados)
Todos estão sujeitos contrair a doença, passar entre os pares, para a comunidade, para as famílias.
Segundo o Secretário, as casas sementeiras não estão sendo aderida por algumas gestoras e estão tendo problemas, mas esta é um problema para tratar administrativamente e sem colocar todos os profissionais em risco.
terá todos os EPIs e irá oferecer todas as condições para que sejam tomadas as medidas conforme preconiza a OMS, não leva em conta o fato de que a maioria dos professores irão usar o transporte Coletivo. Colocou que a categoria da educação pode usar de aprendizado a forma da saúde e de outros setores para manter suas atividades
A Educação é o maior Setor em Municípios Estados e Nacionalmente é um setor que envolve além dos Profissionais, também as crianças e comunidade, o deslocamento de equipes tão grandes gera um movimento importante e muito perigoso, aumentando os riscos de contaminação entre as pessoas os quais eles tenham acesso ou contatos.
O Setor de saúde ou outras categorias que estão na linha de frente do combate a Pandemia, independentemente de qualquer coisa tem estado na ativa presencial, não há outro jeito. Já a Categoria da Educação tem todas as condições de realizar as atividades virtualmente, em home office o que realizariam no chão da escola, até todos e todas estejam imunizadas(os) completamente e quando houver mais segurança.
O Município tem autonomia e usou sua autonomia até agora. No retorno as atividades presenciais, mesmo com todos imunizados haverá necessidade de tomar todas as medidas necessárias para evitar o contágio entre as pessoas como tem sido, mas aí o risco será menor.
Temos casos de famílias inteiras contraindo a covid-19, umas pessoas são assintomáticas, mas que podem passar o vírus para as pessoas que não suportariam o impacto do vírus no seu organismo e outras pessoas que podem ter complicações graves pelo resto da vida.
O SINPROSMAT se posiciona contrário ao retorno das atividades presencias da educação neste momento. Definitivamente ainda não dá. Não compactuamos em colocar profissionais, crianças e comunidade em risco de vida ou de ter sequelas por causa da COVID-19 pelo resto da vida. Todas as pessoas tem direito a educação, mas a garantia de estar vivos é prioridade.
#nãoaoretornoasatividadespresenciaisdosetordaeducação
#atividadesremotasvirtuaisatéquetodos(as)estejamdevidamenteimunizados
#reposiçãosalarialjá
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES