INFORMATIVO DO SINPROSMAT- OUTUBRO/2013
Parabéns aos servidores que depois de um dia de trabalho, mesmo cansados, compareceram nas reuniões convocadas pelo SINPROSMAT, agradecemos a contribuição dos colegas...
O SINPROSMAT encaminhou a pauta dos Servidores para a Prefeitura. Estamos aguardando resposta Administração. O Sindicato faz sua função, falta a Administração fazer a função dela... Para o Servidor ficar feliz. Ainda estamos visitando os locais de trabalho, e averiguando os problemas específicos em cada setor e junto com os trabalhadores estaremos tentando resolver com a Administração caso a caso, mas precisamos estar juntos: trabalhadores e sindicato. Já avançamos em alguns pontos, pouco, mas avançamos.
Estamos discutindo problemáticas que vem aumentando e gerando desconforto considerável na maioria das escolas e outros setores de trabalho do nosso município.
Até agora nas visitas que fizemos, a maioria dos problemas levantados estão ligadas nas condições precárias de trabalho em que se encontram nossos colegas. Equipamentos, móveis quebrados, falta de profissionais, limpeza precária, por falta de auxiliares de serviços gerais, falta alimentação para os profissionais, os professores e educadores estão levando serviço para casa, pois não estão tendo hora atividade que é garantida por lei, falta de profissionais nas escolas, e grande índice de doença e afastamento de profissionais para tratamento, (na maioria na área de psiquiatria). Tem também a questão da Eleição para Diretores nas escolas e CEMEIS que o quorum era de 50% mais um, passou a ser de 75%, dificultando processo eleitoral, o sindicato tentou reverter, mas não conseguiu, isso vem desanimar ainda mais os profissionais da educação. Estão tendo ainda situações de assédio moral nos locais de trabalho...
Servidores da saúde - Temos muitos problemas na saúde, como a situação da classe dos ACS que a prefeitura não deu retorno da proposta levada na mesa em relação a melhoria de salário e a equidade de tratamento da categoria em relação ao FG (valores diferenciados e não para todos. Temos a questão do Plano de Carreira que teria que rediscutir as categorias dos Agentes de endemias e a classe da Odonto que não tiveram grandes avanços na implantação. Isso foi levado e discutido na Câmara Municipal no dia da votação e posteriormente levado na mesa da Administração. Temos servidores da saúde que ainda não recebem insalubridade.
Os servidores do quadro geral - Estão com problemas relacionados aos problemas em comum aos demais servidores de outros setores como alimentação, condições de trabalho e muitos estão trabalhando além das 40 horas semanais (de acordo com a portaria do concurso a que prestamos) as horas que trabalhamos alem da carga horária são consideradas horas extras.
Mesmo os servidores que trabalham por escala, têm horas extras a receber, no cálculo você vai perceber que tem horas excedentes (sábados, domingos feriados...), pois bem, foi feito um decreto pelo Prefeito no mês de julho onde não é permitido fazer horas extras, salvo serviços essenciais, mas tem trabalhadores da Categoria de Agentes de proteção Patrimonial fazendo horas extras, uns recebem, outros não, mas continuam fazendo. Alguém falou em banco de horas? Se você trabalha além do que deve, pela falta de profissionais... Quem cobrirá sua folga?
O sindicato orientou os trabalhadores, mas eles estão esperando receber o dinheiro pelo trabalho no ano que vem... Que de acordo com o Decreto será dia 31 de dezembro...
Ou talvez tirar em folga quando for aberto concurso no Município?
Estão na mesma situação os servidores do setor de ambulância e outros.
No Decreto acima mencionado ele suspende o pagamento do terço de férias, coloca que pagará o ano que vem e como não bastasse, a Administração barra as férias dos servidores que perdem o direito de planejar suas férias. Mas a maioria dos servidores prefere continuar esperando que isso se resolva o ano que vem...
O Prefeito disse que vai pagar o ano que vem... Esperem...
DESPERTEM COLEGAS SERVIDORES! CHEGA DE TANTA PASSIVIDADE...
Continuaremos realizando reuniões com todas as categorias de servidores e estaremos juntos nos organizando para sentarmos-nos à mesa com a Administração com nossas propostas de reivindicação e exigirmos que nossos direitos sejam cumpridos. A expectativa do Sindicato é que a Prefeitura cumpra sua palavra de manter a mesa de negociação e que dê respostas aos trabalhadores, que levemos os problemas e reivindicações das categorias, que discutamos propostas que beneficiem os servidores e que cumpram o que for acordado na mesa de negociação. A união de todos os servidores é indispensável e importante para que tenhamos êxito nas negociações com o Prefeito. Fiquem atentos, estaremos convocando outras reuniões...
Quanto a PL 4330, que regulamentava a ampliação da terceirização no serviço público e privado, depois das mobilizações dos trabalhadores a medida foi engavetada, o que reforça o poder que tem a união dos trabalhadores na luta e no movimento sindical:
“Sim, nós trabalhadores temos muita força quando nos unimos, focamos e persistimos na luta por um objetivo em comum...”
No dia dos professores e das professoras, educadores e educadoras foi comemorado o dia da classe que consideramos a mais importante. Pois sem a existência dela não existiriam outras classes de trabalhadores (as), todas as outras profissões, para a sua formação, têm que passar pela educação. PARABÉNS PROFESSORES!
Será realizada eleição da Nova Direção do SINPROSMAT no dia 25 de outubro de 2013. Professora Cândida que atualmente ocupa a pasta de Vice Presidenta no Sindicato, é candidata a Presidenta, estará após a eleição assumindo o comando na Direção juntamente com outros dezoito colegas servidores Municipais que ha algum tempo já estão contribuindo com a luta da classe trabalhadora pela conquistas por direitos e garantia deles e apesar das dificuldades, não abandonaram os companheiros e se colocaram a disposição para continuar nesta empreitada.
EDITAL DE PUBLICAÇÃO
A Comissão Eleitoral Sindicato dos Professores e Servidores Municipais de Almirante Tamandaré, Informa aos interessados, que na forma do Edital da convocação das eleições verificou-se o registro de uma única chapa concorrente ao Pleito marcado para o dia 25 de outubro de 2013, composta pelos seguintes membros: Candida de Jesus Machado Leder, Adilson Santana, Katia Cadena Ribas, Mara Lilian Wiskevoski, Benedita Isabel dos Santos, Milton José da Silva, Alberto de Jesus Cerealli, Luiz Carlos Rodrigues da Silva, Joany de Siqueira da Silva, Eli dos Santos Souza, Adriana de Oliveira Riek, Claudia de Lima Duarte, Eurides da Silva Rosa, Edson Carvalho do Prado, Rosalina Maria Correia, João Maria Batista, Rita Pansera Teles, Orlando Vieira de Jesus, Esmael de Almeida. Passa a compor a Comissão Eleitoral a Servidora Pública Mara Lilian Wiskevoski, RG: 7.934.036-7. Informamos os associados do sindicato que o Processo Eleitoral que será realizado no dia 25 de outubro de 2013, das 09h00min as 18h00min horas, sendo que uma urna será fixada na sede do SINPROSMAT, localizado na Rua Maria Madalena, 1852, no Bairro Cachoeira, Almirante Tamandaré/PR, e outras duas serão itinerantes que percorrerão os postos de trabalho do Município.
Dia 31 de outubro haverá eleição dos conselheiros de saúde do Município de Almirante Tamandaré, o SINPROSMAT tem como candidata ao pleito a sindicalista Mara Lilian wiskevoski. O evento será no Centro de convenções Edson Dalke, 17:00hs. A PARTICIPAÇÃO DOS COLEGAS É INDISPENSÁVEL!
Site:sinprosmat.no.comunidades.net, Blog:sinprosmatalmirante.zip.net Email:sinprosmat@yahoo.com. / End. Rua Maria Madalena, Nº 1852, Cachoeira, em cima da farmais, Fone: 3047-29-98.