Ontem 12/05/16 os representantes do SINPROSMAT Adilson Santana, Kátia C. Ribas e Benedita I. Dos Santos, se reuniram com o secretario de Administração senhor Francisco Carlos Cury na prefeitura para tratarmos dos protocolos feitos pelo sindicato e que não foram respondidos pela administração. Entre os assuntos tratados em pauta o sindicato cobrou a progressão dos servidores que não aconteceu ainda, a categoria da saúde está há três anos sem a progressão mesmo tendo já apresentado os certificados ao RH para a elevação. A categoria do quadro geral recebeu a elevação por dois anos mais a prefeitura ainda deve a progressão referente a janeiro de 2016. Em relação à educação, colocamos na mesa os casos dos professores e educadores que protocolaram os certificados para a progressão o que não foi efetivado. Mais uma vez tratamos da questão da mudança da nomenclatura dos educadores infantil para professor de educação infantil, que necessita de um Projeto de Lei para que essa mudança aconteça no município, referimos outros Municípios nos quais já aconteceu a alteração.. Reivindicamos mais uma vez o vale Alimentação ou refeição. Pauta que como outras já desgastadas na mesa que os servidores e o sindicato sempre estarão insistindo. A Administração como sempre nas mesas alegam não ter verbas para tal, mas nós continuaremos fazendo as discussões para ter esse direito conquistado, pois nossos colegas servidores a maioria cumprem oito horas de carga horárias sendo algumas categorias até mais. Colocamos também a questão das férias acumuladas de alguns servidores que devido a falta de funcionários chegam a ter mais de duas férias vencidas, a administração paga o terço de férias, porém os colegas não são dispensados para gozar as férias. Temos alguns servidores que fazem doze horas por dia sem folgas e recebem apenas 60 horas extras, a exemplo a categoria dos agentes de segurança patrimonial, a categoria tem direito de gozar as férias mais do que merecidas e a Administração deve fazer o revezamento para as folgas e férias e possibilitar o pagamento das horas extras conforme as horas extras trabalhadas pelos servidores. Que se corrijam isso sem que sofram assédios ou perseguições.
Pedimos respostas para que a administração cumpra com as elevações das categorias e que sejam pagas as perdas bem como os retroativos dos servidores, respeitando a data base para reajuste salarial dos servidores que é mês de Maio.
O Secretário Senhor Francisco, referiu que já apresentou ao senhor Prefeito os protocolos feitos pelo sindicato com os valores de reajustes proposto pelas categorias em assembléia.
Lembrando as categorias dos percentuais proposto:
EDUCAÇÃO: 16.77% (lembrando que o piso da categoria o ano passado não foi cumprido) Então: piso Nacional de 2016+diferença salarial de 2015 no valor de 5.41%
SAÚDE: 13% (inflação 2015/2016+ retroativos+ganho real)
QUADRO GERAL: 13% (inflação 2015/2016+ retroativos+ganho real)
Concurso: O secretario de administração, nos informou de que a prefeitura abrirá novo concurso, pois o que foi feito anteriormente não abriu para o numero de vagas necessárias para o município, deixando de contemplar algumas categorias de profissionais, as contempladas não atendeu as demandas do município, Segundo ele, as secretarias tem até o dia 15 para passarem os números de profissionais que estão em falta, para que eles possam iniciar os estudos de vagas e categorias necessárias para o próximo concurso. O que nós do sindicato queremos que ocorra o quanto antes, porque não concordamos em abrirem apenas uma vaga em concurso para algumas categorias e depois fazerem PSS e contratarem terceirizadas para suprirem a falta de funcionários. Sempre defenderemos que o servidor entre para ocupar cargo público através de concurso.
Sendo assim ficou agendada próxima mesa de negociação para a semana que vem terça – feira com o secretário para termos respostas do reajuste dos servidores. Em relação às outras pautas o secretario disse que fará uma reunião com o Prefeito e irá retornar ao sindicato com respostas para que possamos continuar as discussões da mesa.
Abraços Fraternos.
“Todos Juntos mais Fortes”.